Ny1

O mercado imobiliário de Angola já não se limita a compras e vendas pontuais e pouco organizadas como acontecia no passado. Hoje, quem quer comprar casa em Luanda, no Lobito, no Huambo ou em Benguela, já encontra um mercado mais desenvolvido, profissional e dinâmico. 

O aumento da procura, o maior nível de formação dos intervenientes no mercado e a ajuda das plataformas online, são elementos que vieram contribuir para o desenvolvimento do mercado imobiliário angolano. 

Hoje, existe um maior equilíbrio entre a procura e a oferta, começando a ser evidente uma maior preocupação relativamente às necessidades da classe média emergente. 

O Aumento da Procura

A procura por imóveis em Angola é hoje mais ampla, ou seja o número de consumidores aumentou de forma considerável. Este crescimento é justificado sobretudo pelo surgimento de uma nova classe média no país, mas também encontra explicação no aumento do financiamento bancário.

Hoje, o mercado está mais ciente da necessidade de criar um maior equilíbrio entre a oferta e a procura, o que também sido alcançado através de novos mecanismos criados pelo governo.

Um das áreas em que se denota uma maior procura por produtos imobiliários é exactamente a área habitacional. Quem pretende comprar casa em Angola tem hoje acesso a maiores facilidades, como o modelo da Renda Resolúvel.

Os novos programas governamentais têm contribuído para que as classes média e média-baixa possam hoje ter acesso às suas habituações.

Contudo, em algumas regiões do país continha a existir uma grande disparidade entre a oferta e a procura. Este problema é facilmente reconhecido por quem pretende comprar casa em Luanda. O mercado imobiliário da capital continua a ser extremamente voltado para a classe média-alta e alta, o que dificulta o acesso das outras classes sociais à habitação.

Esta realidade tem originado um decréscimo de vendas imobiliárias na capital, o que obriga a repensar as estratégias do mercado. 

O Crescimento do Mercado Empresarial

Se o mercado imobiliário habitacional tem revelado tendência para crescer de forma progressiva, o mercado empresário tem revelado uma tendência de crescimento ainda mais rápido.

Fruto do surgimento de uma renovada actividade, com muitas empresas multinacionais a entrarem no mercado angolano, mas também com empresas angolanas a crescerem e a procurarem expandir-se, a procura de espaços destinados a empresas tem crescido de forma acentuada. 

Actualmente, assistimos a uma grande procura por escritórios em Luanda, o que tem feito o preço deste tipo de espaços subir.

Contudo, é expectável que também ao nível do mercado imobiliário de escritórios se registre uma tendência de estabilização no futuro. 

O Ango Casa Como Pilar de Um Novo Mercado Imobiliário

Apesar dos sinais positivos que o sector imobiliário angolano tem vindo a dar nos últimos anos, ainda existem diversos aspectos a melhorar. Um deles é seguramente a ausência de uma plataforma online, que consiga ter a capacidade para centralizar a oferta e a procura num mesmo local.

Até agora, faltava uma plataforma que possibilitasse procurar um apartamento em Luanda, mas também um escritório no Huambo, ou uma casa de férias no Lobito. O Ango Casa pretende ser essa mesma plataforma, pretende ser um canal capaz de centralizar todo o mercado imobiliário do país, ajudando dessa forma vendedores e compradores a conseguirem melhores negócios.

 

Top

 

Fique a par de todas as novidaded do
Angola Carro e receba informação privilegiada sobre os melhores
anúncios: basta colocar o seu email!
É completamente gratuito

Comprar Vip