OU

Recuperar password

Introduza o seu email em baixo. Um email ser-lhe-á enviado com instruções para criar uma nova password.

A domótica inteligente: casas e edifícos inteligentes

22 de Março de 2020

Com o objetivo de melhorar o estilo de vida das pessoas, há já uns anos que os experts dedicados ao desenvolvimento das novas tecnologias aplicam os seus conhecimentos não apenas para setores tão importantes como a saúde, como também criam elementos que permitam às pessoas disfrutar da vida.

Neste conceito que procura a comodidade constante das pessoas, foram desenvolvidos um variadissímo conjunto de sistemas tecnológicos automatizados que, ao longo dos anos, têm sido aplicados em diversos campos: primeiro no âmbito laboral, tornando mais eficientes e eficazes os processos de manufaturação e de comercialização, e depois para a vida quotidiana no lar.

Isto tem permitido que hoje em dia, não apenas possamos ter um smartphone, um veículo com computador ou televisões que respondam às ordens através da nossa voz, mas também já é uma realidade as chamadas “casas inteligentes”, que nos apresentam um sem fim de possibilidades ao permitir que sejam aplicadas a tecnologia e os processos automatizados no nosso dia a dia.

Este artigo pretende oferecer-lhe uma ideia de como é que funciona a domótica no lar, e quais as suas linhas gerais nas casas e edificios inteligentes.

A domótica no lar é precisamente uma tecnologia que permite a criação de um controlo automatizado para os lares. A domótica inclui na sua concepção, o hardware e o software necessários para operar, e em conjunto tranformam o sistema de domótica no lar, convertendo uma casa automatizada.

A casa inteligente

Devido à construção do sistema de domótica no lar, uma casa inteligente pode chegar a ser controlada na sua totalidade através de um único botão, já que através dos sistemas de automatização, uma casa pode ser conectada na sua totaldade através de um painel central, fazendo com que seja uma casa inteligente.

Este painel central funciona dentro de uma casa inteligente como um controlo remoto, em que o usuário pode ativar ou desativar várias funcionalidades incluidas no sistema, como por exemplo controlar o consumo da energia, ajudando a baixar a conta da luz. Outras das funções passam pelo controlo da temperatura ambiente ou até do sistema de segurança.

Assim, quando um sistema de domótica no lar se encontra aplicado de forma correcta, este sistema se integrará sem incovenientes, tranformando o lar numa casa inteligente, isto é: automatizada e que funciona por si mesma. Através do uso de sensores localizados em lugares estratégicos do lar, e junto ao sistema de controlo que mencionamos, uma casa torna-se inteligemte e isto significa que não apenas nos oferece uma verdadeira comodidade e conforto a quem ai vive, como também a domótica no lar permite alcançar uma maior eficiência no uso dos seus recursos.

Ao permitir-nos controlar de forma automatizada questões relacionadas como evitar o desperdicio de energia, prevenir o risco nos jardins, manter a temperatura dos quartos de forma constante, uma casa inteligente significa também uma notável redução dos gastos.

Além disso, este tipo de casas funcionam independentemente de estarem pessoas em casa ou não.

Não nos podemos esquecer que além da poupança que isto representa, a automatização do lar também é uma forma de dispormos de uma plataforma que ofereça aos seus usuários a possibilidade de usufuirem de um completo sistema de vigilância, o qual proporciona uma sensação de segurança a todos. Por outra lado, estes sistemas são ideais para aqueles que sofram de algum tipo de deficiência motora, sendo possível controlar diferentes funções e ações muito simples.

Posto isto, além de todas as funções úteis, uma casa inteligente serve também para atribuir aos seus usuários luxo, comodidade e entretenimento, fazendo com que as pessoas se relacionem mais com a tecnologia no seu dia a dia.

 

Edificios inteligentes

São denominados de smart buildings ou edifícios inteligentes as distintas estruturas que fazem uso de sistemas automatizados, para controlar automaticamente as suas operações de construções desse edificio, e ainda aspectos como aquecimento, ventilação, iluminação e segurança. Podemos dizer que é quase uma casa inteligente, mas em maior escala.

Para isso, os edificios inteligentes fazem uso de sensores e microships através dos quais se recompilam os dados sobre os quais se controlam os diferentes aspetos dos sistemas inteligentes que possuem estes edificios.

São, definitivamente, edificios conectados, que graças aos sistemas de domótica, permitem obter várias vantagens, já que melhoram a fiabilidade e rendimento dos ativos, reduzindo o consumo de energia, e ao mesmo tempo optimizar espaços e minimzar o impacto ambiental dos edificios. Sem dúvida que um edíficio inteligente contribui também para reduzir o gasto com a conta da luz.

Actualmente existem cada vez mais edificios inteligentes no mundo, principalmente utilizados em escritórios, centros de saúde, hospitais, centros educativos, estádios e outros.

Devemos destacar que não existe uma norma que obrigue a existência de edificios inteligentes “standard”. Um dos elementos que todos têm em comum é a integração, isto é, a aplicação da tecnologia para se conectarem através da plataforma automática e central.

A conclusão é que graças ao enorme avanço que tem existido nos últimos campos da domótica no lar, hoje não apenas podemos encontrar casas inteligentes, mas também que esta é aplicada para a construção de edificios inteligentes.

Anúncios mais recentes

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Por favor insira o seu e-mail para receber a newsletter.
Bem-vindo/a ao AngoCasa. Este é o site ideal para quem pretende comprar, arrendar ou vender casa em Angola. Oferecemos uma plataforma segura, onde pode comprar ou vender uma casa, um apartamento, uma loja, armazém ou um terreno. O AngoCasa junta profissionais do ramo imobiliário e particulares, no maior portal de anúncios imobiliários de Angolana. Aqui encontra imóveis em Luanda, Huambo, Benguela, Namibe, Moxico e em todas as outras províncias de Angola. Facilmente poderá encontrar apartamentos e vivendas nas localizações mais desejadas como Talatona, Viana, Benfica e Ingombota. Assim como muitos imóveis nas centralidades de Luanda: Zango, Kilamba, Cacuaco e Musseque Kapari. Faça um bom negócio!
Angocasa   Angocarro Tech Africa APIMA